Notícias diárias do mercado: A economia da China se expande 4,9% com a continuação dos sinais econômicos positivos pós Covid-19

O prazo de 48 horas para os legisladores e a Casa Branca acordarem um novo pacote de estímulos antes das eleições foi recebido friamente pelos investidores na segunda-feira. Havia a esperança de que um acordo fosse alcançado iminentemente para ajudar a salvaguardar a recuperação econômica dos EUA, mas isso está se tornando menos provável à medida que os políticos continuam a fechar as buzinas. O S&P 500 afundou em 1,6% em resposta, com os setores de energia, tecnologia da informação e serviços de comunicação caindo mais duramente.

Das 30 ações da Média Industrial Dow Jones, que caíram 1,4%, a Intel foi a única ação no verde após a notícia de que a empresa chegou a um acordo para vender seu negócio de memórias instantâneas por US$ 9 bilhões. Por The WSJ, a empresa vem querendo sair do negócio há algum tempo, já que os preços da memória flash afundaram.

Durante a noite, as bolsas de valores em toda a Ásia também foram para o sul, com os nikkeis japoneses e a Hang Seng de Hong Kong caindo 0,5% e 0,2% respectivamente, enquanto investidores nervosos se dirigiam para a porta. Os mercados europeus também se abriram no vermelho depois que números recordes de infecção covida foram registrados no continente.

Apesar da venda de ontem, os futuros dos EUA aumentaram entre 0,5% e 1%, mas a incerteza sobre a eleição poderia manter uma tampa sobre os ganhos, pois os investidores pesam o risco que querem deixar sobre a mesa, entrando em um evento tão volátil. Dito isto, também temos alguns grandes nomes que relatam ganhos que, sem dúvida, irão ganhar algum interesse (mais abaixo).

A Apple continua escorregando após o lançamento do iPhone na semana passada

Todos os três principais índices de ações dos EUA sofreram ontem, com a Dow sendo empurrada de volta para território negativo em termos de seu retorno anual até a data. Oito ações da Dow caíram mais de 2%, sendo a Apple a maior perdedora, com -2,6%. A empresa está agora 6,8% abaixo nos últimos cinco dias de negociação, o que inclui o anúncio de seus últimos modelos de iPhone na semana passada. O preço das ações da Apple ainda está em alta de 58% até o momento, e 93% nos últimos 12 meses.

Nas notícias de lucros, a IBM apresentou um terceiro trimestre consecutivo de queda nas receitas, o que fez o preço das ações da empresa cair 3% no after-hours de negociação. Para o novo CEO Arvind Krishna, a queda é uma continuação dos problemas sob sua antecessora Ginni Rometty. Na chamada de lucros, Krishna se recusou a fornecer orientação sobre os lucros, e disse que a empresa estaria reservando encargos de US$ 2,3 bilhões no quarto trimestre para „simplificar e agilizar“ o negócio. Também é de notar que a empresa relatou que a receita de seus negócios na nuvem ganhou 19% em relação ao ano anterior para responder por 6% do total.

S&P 500: -1,6% segunda-feira, +6,1% YTD
Dow Jones Média Industrial: -1,4% segunda-feira, -1,2% YTD
Composto Nasdaq: -1,7% segunda-feira, +27,9% YTD

As ações do Reino Unido continuam a se desviar

As ações listadas em Londres começaram a semana de forma mista, com o FTSE 100 e o FTSE 250 continuando a viagem de lado a lado desde maio. O FTSE 100 fechou o dia 0,6% abaixo, enquanto o FTSE 250 ganhou 0,2%. Não houve grandes perdedores em nenhum dos índices, com a empresa de jogos de azar GVC caindo mais no FTSE 100 a -2,4%.

No FTSE 250, os nomes das viagens desfrutaram de um dia positivo, com Tui, easyJet e Carnival subindo 6%, 4,8% e 4,5% respectivamente. Doorstep lender Provident Financial liderou o índice, porém com um ganho de 6,7%, superando a marca de 25% nos últimos três meses. No entanto, a empresa continua a cair mais de 50% em 2020 em geral.

Na empresa de segurança de notícias corporativas G4S fez manchetes ontem como uma batalha de aquisições entre a empresa e o pretendente hostil GardaWorld (uma empresa canadense) continuou. A GardaWorld fez uma oferta completa para a empresa, avaliando-a em 190p por ação, abaixo do atual limite de mercado da empresa. Ao mesmo tempo, a GardaWorld enviou aos acionistas da G4S uma carta encorajando-os a ignorar a administração da G4S e aceitar o negócio. A G4S emitiu sua própria nota, dizendo aos investidores que a oferta „desvaloriza significativamente a empresa“.

FTSE 100: -0,6% segunda-feira, -22% YTD
FTSE 250: +0,2% segunda-feira, -18,4% YTD

O que observar

Netflix: Uma das histórias de sucesso da pandemia, o preço das ações da Netflix subiu 64% em 2020, à medida que os consumidores presos em casa se voltaram para os serviços de streaming. Um desafio que está se tornando mais premente à medida que a pandemia Covid-19 se desgastou é a capacidade da empresa de criar e servir conteúdo novo para seus assinantes existentes e recém-conquistados. Como a empresa está lidando com isso, juntamente com o fato de a empresa ter sustentado seus números de assinantes da Covid-19, serão pontos-chave de foco quando ela relatar seus ganhos do terceiro trimestre hoje. Atualmente, 26 analistas de Wall Street classificam as ações como uma compra ou sobrepeso, 12 como um porão e cinco como um abaixo do peso ou venda.

Philip Morris: A gigante do tabaco Philip Morris, juntamente com outros nomes do tabaco, viu o preço de suas ações cair em 2020 – embora isso não esteja fora do alinhamento com os ventos de proa que a empresa tem enfrentado por vários anos. A empresa entrega hoje sua última atualização de lucros, após os resultados do segundo trimestre em julho, onde trouxe de volta sua orientação para o ano inteiro. Em julho, a empresa também obteve a aprovação da FDA para comercializar um produto que não queimasse calor como uma alternativa menos prejudicial aos cigarros; o aumento das alternativas de cigarro tem sido um desafio substancial para a empresa. Uma coisa a ser observada de perto nos resultados da empresa é qualquer menção a seu dividendo. Atualmente, os 6% mais o rendimento de dividendos da empresa e o histórico de aumentos representam um atributo significativo em um ambiente com taxas de juros próximas a zero.

Snap: A plataforma de mídia social Snap é outra história de sucesso em 2020, já que enquanto a pandemia tem colocado um desafio à publicidade digital, os consumidores com o tempo em suas mãos têm sido levados ao serviço da empresa em massa e a Snap tem sido inovadora no desenvolvimento de novas características publicitárias. A empresa entrega lucros do 3º trimestre esta tarde nos EUA, onde os investidores estarão atentos à forma como a empresa tem aproveitado o crescimento dos negócios de comércio eletrônico para publicidade, num momento em que muitos outros setores normalmente lucrativos – como viagens – permanecem sob grande pressão pandêmica. Os analistas de Wall Street se inclinam para uma classificação de compra das ações.

Canto criptográfico: Os detentores de mais de 100 bitcoin incham para uma alta de seis meses

O número de investidores que têm mais de 100 bitcoin em suas carteiras saltou para uma alta de seis meses, novos dados têm mostrado.

De acordo com o fornecedor de dados analíticos Glassnode, existem agora 16.159 carteiras de bitcoin que seguram 100 ou mais bitcoin, superando a alta de 16.158 meses anterior, vista pela última vez em junho. A preços atuais, qualquer carteira com mais de 100 bitcoin tem um valor de mercado bem acima de $1m.

Em um sinal de que muitos investidores estão contentes em não perder a volatilidade atual e só contemplam vender de volta mais perto dos recordes, Glassnode acrescentou que o número de endereços de bitcoin não zero atingiu o máximo histórico de 31.913.3555 na segunda-feira; aproximadamente 5.000 desses endereços foram registrados nas últimas 24 horas. Um endereço de bitcoin diferente de zero é aquele que contém algum bitcoin.

O preço da bitcoin subiu nas últimas semanas, subindo cerca de 15% em baixas próximas a 10.000 dólares, para ser comercializada hoje a 11.699 dólares.